por enquanto, edições manuais mesmo

Publicado em 2023-01-17.
Editado pela última vez em 2023-02-10.

Fiquei um tempo sem mexer aqui, estava pensando no nome de domínio e principalmente priorizando automatizar a criação do site antes de começar a adicionar conteúdo, mas na realidade não precisa ser assim no início.

A ideia é eventualmente poder, para cada nova postagem, escrever apenas um documento em Markdown e então tê-lo convertido para HTML por um gerador de site estático, como o Hugo ou o Jekyll. Isso facilita a manutenção porque os elementos que se repetem no site, como o cabeçalho e o rodapé, ou que são mecânicos por natureza, como a data de publicação e de última edição, podem ser repetidos pela ferramenta ao invés de manualmente pelo copiar e colar.

Todavia, como disse, não precisa ser assim no início, especialmente porque no começo o site não é tão grande a ponto da automação ser absolutamente necessária. Ela facilita a vida, mas antes de colher seus benefícios é preciso escolher qual gerador usar, escrever os arquivos de configuração e etc, atividades altamente procrastináveis. No momento ela acaba sendo um obstáculo, adiando o desenvolvimento do site.

Era isso. Destranquei uma trava que me impedia de adiantar as coisas. Dito isso, favor não esperar que haja mais atividade por aqui. Talvez tenha, claro, mas não quero me sentir pressionado a postar alguma coisa, até porque normalmente eu não tenho nada pra falar :D e forçar algo a partir daí é pedir pra ninguém querer ler isso daqui.

Um abraço,
dh~